6 airbags de série: Entenda por que Onix e Tracker são referência em proteção
Na hora de escolher um carro novo, olhamos o design, a conectividade, o consumo. Mas quando pensamos na nossa família, um item sobe para o topo da lista: segurança. E, por muito tempo, a segurança máxima foi um item de luxo, disponível apenas nas versões mais caras dos carros mais caros.
Ao decidir equipar seus carros de maior volume, o Onix (e Onix Plus) e o Tracker, com 6 airbags de série em todas as versões, a Chevrolet fez mais do que adicionar um item. Ela redefiniu o padrão da indústria.
Aqui na Vigorito Chevrolet, vemos todos os dias clientes que se surpreendem ao saber que não precisam pagar a mais para ter proteção completa. Mas o que exatamente significam “6 airbags”? E por que isso torna o Onix e o Tracker referências absolutas em proteção?
O fim do “básico”: Porque 2 airbags já não são suficientes
Até pouco tempo atrás, o mercado se contentava com os 2 airbags frontais obrigatórios por lei. Eles são essenciais para proteger o motorista e o passageiro em colisões frontais. O problema é que acidentes não acontecem só de frente.
Colisões laterais (o famoso “T-bone”) e capotamentos são extremamente perigosos. Nesses cenários, os airbags frontais não ajudam muito. É aí que os 4 airbags extras do Onix e do Tracker entram em ação.
Entendendo o escudo de proteção: O que faz cada Airbag?
Quando falamos em “6 airbags”, estamos falando de um sistema de proteção 360 graus. Vamos dividi-los para entender:
- 2 Airbags Frontais (Os Clássicos): São os obrigatórios. Em uma batida de frente, eles inflam em milissegundos para impedir que o motorista e o passageiro da frente se choquem contra o volante e o painel.
- 2 Airbags Laterais (Os Protetores do Tórax): Estes são vitais. Instalados na lateral dos bancos dianteiros, eles inflam para proteger o tórax e o abdômen dos ocupantes da frente em uma batida lateral. Como a porta está muito próxima do corpo, o tempo de resposta e a proteção nessa área são cruciais.
- 2 Airbags de Cortina (Os Anjos da Guarda da Cabeça): Estes são, talvez, os mais importantes e o maior diferencial. Esses airbags inflam a partir do teto, cobrindo toda a área das janelas laterais (dianteiras e traseiras). Eles têm duas funções primordiais:
- Proteção da Cabeça: Impedem que a cabeça dos ocupantes (incluindo os do banco de trás) bata contra o vidro ou a coluna do carro em um impacto lateral.
- Proteção contra Ejeção: Em caso de capotamento, eles permanecem inflados por mais tempo para ajudar a manter os passageiros dentro do veículo.
É o airbag de cortina que faz a maior diferença para quem leva crianças na cadeirinha ou passageiros no banco de trás.
Onix e Tracker: A democratização da segurança
Ser “referência” não é apenas ter a tecnologia, mas como você a oferece.
O grande mérito da Chevrolet foi não tratar a segurança como um opcional. Em muitos concorrentes diretos, você só encontra 6 airbags nas versões topo de linha, que custam muito mais. Ou, pior, alguns concorrentes de volume simplesmente pararam em 4 airbags.
Ao colocar 6 airbags de série desde a versão de entrada do Onix até o topo de linha do Tracker, a Chevrolet passou uma mensagem clara: a vida de quem compra um carro de R$90 mil tem o mesmo valor da vida de quem compra um de R$150 mil.
Essa decisão, combinada com a estrutura de aço de alta resistência e outros itens de série como o controle de estabilidade e tração, é o que rendeu ao Onix e ao Tracker a nota máxima de 5 estrelas em segurança no Latin NCAP (em seus respectivos protocolos de teste).
Segurança é um sistema: Mais do que apenas Airbags
Vale lembrar que os airbags são a última linha de defesa. Antes deles, o Onix e o Tracker já estão trabalhando para evitar o acidente. Todo Onix e Tracker saem de fábrica com:
- Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e Tração (TCS): Corrigem a trajetória do carro automaticamente em curvas ou pisos escorregadios, impedindo que você perca o controle.
- Assistente de Partida em Rampa: Impede que o carro desça em ladeiras ao tirar o pé do freio para acelerar.
- Estrutura de Deformação Programada: A “gaiola” de sobrevivência que absorve a energia do impacto, mantendo o habitáculo intacto para os airbags fazerem seu trabalho.
Promoção Vigorito 100 Anos: Sua Segurança Vale Prêmios!
Para celebrar o centenário da Vigorito, quem compra um carro novo ou seminovo, ou realiza qualquer serviço em nossas oficinas, participa da promoção Vigorito 100 Anos e concorre a R$ 1 milhão em prêmios!
Escolher seu próximo carro na Vigorito Chevrolet é mais do que uma decisão de compra; é uma decisão de segurança. Venha fazer um test-drive no Onix, Onix Plus ou no Tracker. Sinta a tecnologia, o conforto, e tenha a paz de espírito de saber que você e sua família estão protegidos pelo pacote de segurança mais completo da categoria.


